Esportes de Aventura

esporte_4

Enduro Equestre

Enduro Equestre é um dos sete esportes hípicos regulamentados pela FEI – Fédération Equestre Internationale. É, atualmente, o esporte que mais cresce em número de eventos por ano e já ocupa a terceira posição, praticamente empatado com o Concurso completo de equitação e atrás do Salto. Trata-se de uma corrida de longa distância, atingindo 160 quilômetros em sua versão mais longa, separada em etapas (chamadas de “anéis”). Entre os anéis sempre há um controle veterinário (o “vet-check”) que desclassifica os cavalos demasiadamente cansados ou que mostrem qualquer sinal de dor no sistema locomotor. O enduro é disputado por conjuntos compostos de um cavaleiro/amazona e um cavalo/égua, não podendo nenhum dos membros ser substituído durante a prova. Uma característica interessante é que todos correm juntos, não havendo distinção entre homens e mulheres. Além disso, o enduro é conhecido por proporcionar um ambiente familiar, no qual avós e netos, marido e mulher, irmão e irmã, etc correm juntos e onde se tem contato com a natureza durante todo o dia. Santo António do Pinhal já sediou uma Etapa do Circuito Brasileiro de Enduro Equestre, na região há vários criadores de cavalos da raça. É uma ótima pedida para um esporte e lazer em família.

esporte_3

Mountain Bike

Mountain Bike, ou Bicicleta de Montanha, é um tipo de bicicleta usado no Mountain Biking, uma modalidade de ciclismo na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos. Em alguns países de língua latina o esporte é chamado de Bicicleta todo terreno ou BTT (que significa Bicicleta Todo o Terreno). No Brasil é chamado popularmente de Mountain Bike, eventualmente de Ciclismo de Montanha ou Mountain Biking e comumente abreviado como MTB ou esporadicamente como BTT, sendo esta abreviatura a mais usada em Portugal e nos restantes países lusófonos. O Mountain Bike é praticado em estradas de terra, trilhas de fazendas, trilhas em montanhas e dentro de parques e até na Cidade. Entre todos os eventos que acontecem aqui em Santo Antônio do Pinhal, pode se dizer que o maior entre eles é o Big Biker, chegou-se ao numero de 1.380 participantes em apenas uma ETAPA. Além do VO2 Caloi entre outros. A cidade já virou rota dos ciclistas pelo menos 3 veses ao ano. Sempre em grande estilo. Ar puro, trilhas e estradas que dão um clima todo especial para o percurso. Coloque a bike no teu carro e venha pedalar em Santo Antônio do Pinhal.

esporte_1

 Vôo livre

O Vôo livre a partir de 1990 foi considerado um esporte radical, com vôo não motorizado, que utiliza as térmicas (atividade térmica e do vento na Camada limite atmosférica) para realizar voos locais ou de grande distância, possibilitando alterar tanto a velocidade quanto a trajetória, e ainda escolher o local de pouso. O voo é silencioso. O piloto pode perceber a estrutura espacial e as varições dos vórtices do escoamento atmosférico de maior ou menor dimensão em relação a dimensão da aeronave. Dessa forma distingue-se do paraquedismo, do BASE jumping e do balonismo, sendo mais próximo do voo das aves que plainam durante o movimento de ascensão ou deslocamento helicoidal. As duas principais modalidades são o parapente e a asa-delta. Tendo como seu principal ponto de visitação, é conhecido pelos praticantes de vôo livre de todo País. O Pico Agudo possue 3 rampas para salto. Com 1.750mt de altitude o local de destaca pelo fato de ter visãode 360°. Vista para as cidades do vale do Paraíba e do Sul de Minas. Considerados pelos praticantes entre as 5 melhores rampas para vôo do Brasil. Venha sentir esta emoção. Mais informações pelo site www.picoagudo.com 

esporte_5Enduro Equestre

Enduro Equestre, é um dos sete esportes hípicos regulamentados pela FEI – Fédération Equestre Internationale. É, atualmente, o esporte que mais cresce em número de eventos por ano e já ocupa a terceira posição, praticamente empatado com o Concurso completo de equitação e atrás do Salto. Trata-se de uma corrida de longa distância, atingindo 160 quilômetros em sua versão mais longa, separada em etapas (chamadas de “anéis”). Entre os anéis sempre há um controle veterinário (o “vet-check”) que desclassifica os cavalos demasiadamente cansados ou que mostrem qualquer sinal de dor no sistema locomotor. O enduro é disputado por conjuntos compostos de um cavaleiro/amazona e um cavalo/égua, não podendo nenhum dos membros ser substituído durante a prova. Uma característica interessante é que todos correm juntos, não havendo distinção entre homens e mulheres. Além disso, o enduro é conhecido por proporcionar um ambiente familiar, no qual avós e netos, marido e mulher, irmão e irmã, etc correm juntos e onde se tem contato com a natureza durante todo o dia. Santo António do Pinhal já sediou uma Etapa do Circuito Brasileiro de Enduro Equestre, na região há vários criadores de cavalos da raça. É uma ótima pedida para um esporte e lazer em família.

Pratique esporte em Santo Antônio do Pinhal