Pinhão o Fruto oficial da gastronomia de Santo Antônio do Pinhal

Saiba mais sobre o Famoso Pinhão (Semente)

O pinhão é a semente de uma árvore bem brasileira: a Araucaria angustifolia. Na verdade, o fruto do pinheiro é a pinha, onde encontramos a semente, isto é, o pinhão. A arauária apresenta suas flores com sexos separados em árvores diferentes e suas sementes são produzidas pela árvore do sexo feminino.

Esta semente foi a principal fonte de alimentação de algumas tribos indígenas do sul do Brasil. Muitos animais também se alimentam desta semente, sendo os responsáveis

pela plantação dos pinheirais. A cotia, o esquilo (serelepe) e a gralha azul costumam carregar os pinhões a grandes distâncias e enterrá-los no solo. Passado algum tempo as sementes acabam “esquecidas” e geram novas árvores.

A araucária apresenta madeira de cor branca, muito resistente e valorizada comercialmente. Devido à qualidade excepcional dessa madeira, a espécie foi largamente explorada por madeireiros. No entanto, devido à proteção ambiental, estas florestas começam a ser novamente formadas.

A Serra da Mantiqueira é uma das principais regiões do Brasil em quantidades e preservação da araucária, muitos dos moradores da região, vivem com a venda do pinhão. Santo Antonio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão está no cenário nacional quando se lembra na gastronomia a base de pinhão. Tanto que Santo Antonio do Pinhal esteve no ano passado em rede nacional no programa Globo Repórter, em uma edição especial Serra da Mantiquira mostrando a iguaria e diversos pratos onde ele pode ser utilizado.