Esportes de Aventura

esporte_4

Corrida de montanha é uma modalidade do atletismo. Esse esporte pode se desenvolver em Alta, Média e Baixa Montanha.

Os atletas que participem nas competições não só tem que ser rápidos, mas demonstrar uma enorme capacidade de resistência. As distâncias oficiais para ser considerado uma Corrida de Montanha são:
12 quilômetros – para a modalidade Masculino adulto
8 quilômetros – para a modalidade Feminino adulto e Masculino juvenil
4 quilômetros – para a modalidade Feminino juvenil

O percurso das competições sempre é de trilhas e estradas não-pavimentadas, barrancos, etc. A rota da corrida não deve exceder 30% da faixa aceitável para veículos.

Santo Antônio do Pinhal tem o clima perfeito para esta pratica. Venha você com sua equipe treinar no ar puro da Serra da Mantiqueira.

esporte_3

Mountain Bike

Mountain Bike, ou Bicicleta de Montanha, é um tipo de bicicleta usado no Mountain Biking, uma modalidade de ciclismo na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos. Em alguns países de língua latina o esporte é chamado de Bicicleta todo terreno ou BTT (que significa Bicicleta Todo o Terreno). No Brasil é chamado popularmente de Mountain Bike, eventualmente de Ciclismo de Montanha ou Mountain Biking e comumente abreviado como MTB ou esporadicamente como BTT, sendo esta abreviatura a mais usada em Portugal e nos restantes países lusófonos. O Mountain Bike é praticado em estradas de terra, trilhas de fazendas, trilhas em montanhas e dentro de parques e até na Cidade. Entre todos os eventos que acontecem aqui em Santo Antônio do Pinhal, pode se dizer que o maior entre eles é o Big Biker, chegou-se ao numero de 1.380 participantes em apenas uma ETAPA. Além do VO2 Caloi entre outros. A cidade já virou rota dos ciclistas pelo menos 3 veses ao ano. Sempre em grande estilo. Ar puro, trilhas e estradas que dão um clima todo especial para o percurso. Coloque a bike no teu carro e venha pedalar em Santo Antônio do Pinhal.

esporte_1

 Vôo livre

O Vôo livre a partir de 1990 foi considerado um esporte radical, com vôo não motorizado, que utiliza as térmicas (atividade térmica e do vento na Camada limite atmosférica) para realizar voos locais ou de grande distância, possibilitando alterar tanto a velocidade quanto a trajetória, e ainda escolher o local de pouso. O voo é silencioso. O piloto pode perceber a estrutura espacial e as varições dos vórtices do escoamento atmosférico de maior ou menor dimensão em relação a dimensão da aeronave. Dessa forma distingue-se do paraquedismo, do BASE jumping e do balonismo, sendo mais próximo do voo das aves que plainam durante o movimento de ascensão ou deslocamento helicoidal. As duas principais modalidades são o parapente e a asa-delta. Tendo como seu principal ponto de visitação, é conhecido pelos praticantes de vôo livre de todo País. O Pico Agudo possue 3 rampas para salto. Com 1.750mt de altitude o local de destaca pelo fato de ter visãode 360°. Vista para as cidades do vale do Paraíba e do Sul de Minas. Considerados pelos praticantes entre as 5 melhores rampas para vôo do Brasil. Venha sentir esta emoção. Mais informações pelo site www.picoagudo.com 

esporte_5Enduro Equestre

Enduro Equestre, é um dos sete esportes hípicos regulamentados pela FEI – Fédération Equestre Internationale. É, atualmente, o esporte que mais cresce em número de eventos por ano e já ocupa a terceira posição, praticamente empatado com o Concurso completo de equitação e atrás do Salto. Trata-se de uma corrida de longa distância, atingindo 160 quilômetros em sua versão mais longa, separada em etapas (chamadas de “anéis”). Entre os anéis sempre há um controle veterinário (o “vet-check”) que desclassifica os cavalos demasiadamente cansados ou que mostrem qualquer sinal de dor no sistema locomotor. O enduro é disputado por conjuntos compostos de um cavaleiro/amazona e um cavalo/égua, não podendo nenhum dos membros ser substituído durante a prova. Uma característica interessante é que todos correm juntos, não havendo distinção entre homens e mulheres. Além disso, o enduro é conhecido por proporcionar um ambiente familiar, no qual avós e netos, marido e mulher, irmão e irmã, etc correm juntos e onde se tem contato com a natureza durante todo o dia. Santo António do Pinhal já sediou uma Etapa do Circuito Brasileiro de Enduro Equestre, na região há vários criadores de cavalos da raça. É uma ótima pedida para um esporte e lazer em família.

Pratique esporte em Santo Antônio do Pinhal